16/09

O QUE FAZER EM ILHÉUS

Famosa por compor o cenário dos romances de Jorge Amado, Ilhéus é um lugar encantador e cheio de belezas. Conhecida como princesinha do Sul, a cidade está localizada no sul da Bahia, possui o maior litoral do estado e tem uma beleza peculiar incluindo em sua riqueza praias lindas e paradisíacas, belas fazendas de cacau com uma rota para o chocolate e um Centro Histórico cheio de histórias lindas para contar sobre o nosso Brasil. 

Se está conhecendo a cidade pela primeira vez, separamos um roteiro com algumas dicas do que fazer e lugares imperdíveis para você visitar. Confira abaixo: 

1 - Conhecer o Centro Histórico:  

Localizado há 5 minutos do Hotel Praia do Sol, o Centro Histórico de Ilhéus é constituído de palacetes, casarões e igrejas com uma arquitetura em estilo neoclássica e construções típicas da época do cacau na região. Você pode conhecer todo o centro histórico a pé e aproveitar ao máximo cada lugar.

Locais para visitar no Centro Histórico:  

  • Casa de Cultura Jorge Amado: Local onde o escritor morou e hoje é um palacete reformado com exposição de suas roupas, documentos e objetos que relatam toda sua história; 
  • Bataclan: Inaugurado em 1920, o local ficou conhecido por ser descrito nas obras do escritor Jorge Amado, onde funcionava como um cabaré e cassino e era o ponto de encontro dos coronéis do cacau, intelectuais e boêmios da época. Atualmente é um restaurante e casa de shows. 
  • Catedral de São Sebastião: O local foi inaugurado em 1967 após 30 anos de construção e hoje é o principal cartão postal da cidade e possui uma vista belíssima; 
  • Bar Vesúvio: Localizado ao lado da Catedral o restaurante foi um dos cenários da obra “Gabriela, Cravo e Canela” de Jorge Amado e é um ótimo local para visitar. Lá você pode tirar aquela foto clássica ao lado do escritor. 

2 – Conhecer Rota do Chocolate 

Para os apaixonados por chocolate, conhecer a Estrada do Chocolate será uma ótima 

experiência. A rota passa pelas cidades de Ilhéus e Uruçuca e inclui em seu roteiro 16 atrativos turísticos para apreciar a cultura do cacau e visitar fazendas para acompanhar a produção do chocolate. Além das fazendas há também sítios históricos, rios, cachoeiras e áreas de preservação ambiental que valem muito a pena conhecer. 

3 – Visitar a Chocolate Caseiro Ilhéus 

Em Ilhéus está localizada a Chocolate Caseiro Ilhéus, primeira fábrica de chocolates artesanal do Nordeste e da Bahia. Na fábrica você pode conhecer todo o processo da produção de chocolate e também conhecer a réplica da Fazenda Renascer. Essa é uma daquelas visitas obrigatórias na cidade. 

4 – Conhecer as belíssimas praias da cidade 

Se você prefere praias mais “desertas”, a Praia do Norte, Praia dos Coqueiros e Praia de Barramares, são as mais indicadas no litoral norte de Ilhéus, a Barramares é frequentada por surfistas e pescadores locais. A praia Ponta da Tulha, Praia Mamoã e Praia do Jóia tem uma boa estrutura e são frequentadas por turistas no verão. A maior parte das praias do Norte não apresentam estrutura de barraquinhas, mas não perdem a beleza por isso. É recomendávellevar seu próprio alimento e bastante água (lembrando de recolher o lixo depois). 

No litoral Sul, onde o Hotel Praia do Sol está localizado, estão as melhores praias de Ilhéus e Olivença. A praia dos Milionários e a praia do Cururupe são bem populares e com boa estrutura. A praia Backdoor é popular entre os surfistas. A praia dos Milagres e praia de Canabrava são bem recomendadas na região. A praia de Batuba é a principal de Olivença – distrito próximo a Ilhéus – e possui ótima estrutura de barracas, além de shows e danças ao vivo.