21/01

Tábua de Maré – Porque ela é tão importante na sua viagem à Bahia

Você com certeza já ouviu falar em maré alta e maré baixa né? Sabia que ela tem grande influência na experiência da sua viagem? Pois é, viajar no período correto faz da maré faz toda diferença!

Quem vive em Ilhéus já está acostumado com esse termo, mas se você não faz ideia do que se trata, vem com a gente e saiba como consultar o melhor período da tábua de maré para garantir que sua viagem ao sul da Bahia.

O que é e como funciona a tábua de maré?

Antes de qualquer coisa, é preciso entender o comportamento das marés. As marés são as alterações no nível do mar ao longo do dia. Estas oscilações são influenciadas pela força gravitacional entre a Terra, o Sol e a Lua, à medida que o movimento entre eles ocorre, a movimentação do mar varia, fazendo com que o nível da água do mar desça ou suba acima do seu nível regular.

A maré cheia, conhecida também como maré alta, ocorre quando a água do mar atinge seu nível mais alto, levando mais água para a areia (por vezes até cobrindo toda a superfície). A maré seca, também conhecida como maré baixa, é quando a água atinge seu nível mais baixo, quando isso acontece a água do mar fica mais distante da areia, deixando aquele imenso e lindo espaço de areia para a gente pegar aquele bronzeado e praticar esportes. No período de maré baixa, também são formadas as piscinas naturais nas praias que são ótimas para quem prefere um banho mais calmo e tranquilo. Inclusive, na praia aqui em frente ao Hotel Praia do Sol são formadas algumas dessas piscinas.

Os horários de alta e baixa da maré baixa variam diariamente. Sendo assim, não tem como determinar se um passeio para um determinado lugar é melhor de dia ou a tarde, pois a maré não possui um horário fixo. Para consultar a tábua de maré, utilize a tabela disponível no site da Marinha e consulte o porto mais próximo do seu destino (no caso de Ilhéus, o Porto do Malhado), lá é possível verificar os dados referentes a essa movimentação que a maré sofre ao longo dia.

Detalhe importante: Os números da tábua de maré variam de acordo com a cidade e o dia, então procure os dados específico do seu destino de viagem.

É a sua primeira vez em Ilhéus? Confira nossas dicas do que fazer em Ilhéus.